Infiltrações e vazamentos: um guia prático para condôminos

Compartilhe:

A maioria das pessoas têm calafrios quando o assunto é vazamento: um problema comum na maioria dos condomínios que nós administramos e algo que também gera muitas dúvidas. Por isso, redigimos esse guia prático para te orientar quando o assunto for um caro furado...

Rede vertical e rede horizontal

Para começar a solucionar o problema, é necessário ter em mente que a fonte daquele vazamento é o que vai determinar sua solução:

Por exemplo, se a fonte do vazamento for da rede vertical (que conduz água e esgoto entre os andares do condomínio e a rua), a responsabilidade é do condomínio.

Porém, se a fonte desse vazamento for da rede horizontal (que diz respeito ao transporte da coluna e a unidade), a responsabilidade é sua por ser um fator de utilização particular, principalmente se acometerem danos à casa vizinha.

Solução

Utilizando os vazamentos entre vizinhos como forma de exemplificação, a solução mais simples é de forma amigável: através de um acordo verbal, a parte prejudicada deve solicitar que a parte originária do problema realize os reparos.

Agora, se não houver a possibilidade de resolução amigavelmente, a emissão de uma notificação formalizada e enviada através de correios cartas AR (Aviso de Recebimento). É também relevante optar pela avaliação prévia de um profissional competente, informando que a fonte do vazamento é da casa vizinha.

Se, de tudo, ainda sim, a outra parte não se interesse em consertá-lo, é cabível a utilização do Juizado Especial Cível para defesa dos seus direitos. Como se trata de algo que pode causar consequências severas como infiltrações, uma liminar poderá ser solicitada, além de uma indenização.

Voltar para Blog
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação. Ao utilizá-lo você está de acordo com nossa Política de Privacidade
Entendi!